AHA, BHA e PHA - o que são?
- Belle
- 10 de fev. de 2021
- 4 min de leitura
AHA, BHA e PHA, os termos que tem invadido o mundo das rotinas de beleza! Mas afinal são o que são, para que servem e quais os seus benefícios? Será que todas as pessoas os deviam usar? Qual é a diferença entre eles? Como usá-los?
O que são hidróxiácidos?
Todas estes termos correspondem a hidroxiácidos - um composto orgânico representado pelas letras HA, que depois originam os Alfa-hidroxiácidos (AHA), os Beta-hidroxiácidos (BHA) e os Poli-Hidroxiácidos.
A grande maioria deste hidroxiácidos podem ser encontrados na natureza e muitos estudos foram feitos antes dos mesmo integrarem cosméticos - o que faz deles ativos seguros.
Para que servem os hidróxiácidos?
A principal função dos hidroxiácidos é fazerem esfoliação química da pele, o que significam que ajudam a remover as células mortas, promovem a renovação celular. No entanto cada um deles tem uma função especifica havendo alguns com funções de anti-inflamatórios, antioxidantes, redução da pigmentação, diminuir o excesso de oleosidade e ainda diminuir a velocidade do envelhecimento da pele.
Qualquer um deles tem como consequência deixar a pele com um aspeto mais saudável e brilhante
Quais as diferenças entre os AHA, BHA e PHA?
AHAs ou Alfa Hidroxiácidos
São ácidos naturalmente presentes na fruta, leite e açúcares.
São moléculas hidrofílicas o que significa que são atraídas para a água.
Tem uma ação esfoliante a vários níveis, sendo o mais forte o ácido glicólico.
Esta esfoliação torna-se menos agressiva do que a esfoliação física, ajudando a uma limpeza mais profunda.
Ajudam a estimular a renovação celular, o que é ideal para combater o envelhecimento da pele
Ajudam a atenuar as linhas finas, rugas, manchas, cicatrizes e marcas tanto do acne como do sol.
Recomendado para pele seca, pele madura, pele com os primeiros sinais do envelhecimento ou com tendência acneica.
Alguns exemplos de AHA e as suas funções:
O ácido láctico faz parte deste grupo e ajuda a manter a hidratação na pele e tem propriedades anti-microbianas, deixando a pele mais radiante.
O ácido mandélico tem uma ação mais anti-inflamatória que pode ser mais tolerado por pessoas com pele sensível e ideal para peles com tendência acneica.
O ácido glicólico também ajuda a controlar a produção de sebo.
Os ácidos cítricos também são derivados deste grupo, que tem propriedades antienvelhecimento e que deixam a pele mais brilhante.
O ácido málico ajuda na hidratação e promove uma melhor respiração da pele.
O ácido tartárico tem ações antioxidante.
BHAs ou Beta Hidroxiácidos
Este ácido tem uma ação anti inflamatória, sendo o mais conhecido o ácido salicílico, que é derivado da casca da árvore do salgueiro, do óleo de gaultéria e da bétula doce.
Tal como os AHA também esfoliam a pele mas esta molécula consegue penetrar na pele mais facilmente.
São moléculas lipofílicos o que significa que são atraídas para a lípidos, gorduras e óleos.
Ajudam a limpar o excesso de óleo de sebo da pele.
Ajuda a dissolver o óleo dos poros, desobstruindo os pontos negros.
Ajuda atenuar a Acne, dissolvendo o sebo.
Ajuda na esfoliação da pele e promove a renovação celular.
Ajuda a diminuir a vermelhidão.
Recomendado para pele oleosa e pele com tendência acneica.
Principal BHA e as suas funções:
O ácido salicílico tem propriedades anti inflamatórias, que ajudam a diminuir a vermelhidão e a irritação - sintomas que por vezes também se associam ao acne. Também tem propriedades anti-microbianas o que ajuda a combater a acne.
PHAs ou Poli Hidroxiácidos
Este ácido é o mais suave de todos e por isso é o mais aconselhado para peles sensíveis que tenham tendência para vermelhidão e irritação.
É a maior molécula comparada com as anteriores pelo tem uma penetração na pele mais lenta e por isso não tem uma ação esfoliante tão forte como as das moléculas mais pequenas.
Tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o colagénio, diminuindo a velocidade do envelhecimento da pele.
Ajuda a reduzir linhas finas e rugas.
Tem propriedades de esfoliação e hidratantes.
Ajuda a manter a hidratação na pele
Recomendado para pele sensível.
Alguns exemplos de AHA e as suas funções:
O ácido lactobiónico atua como antioxidante mas também atraí água para a pele mantendo-a hidratada. Ajuda também na renovação celular e fornece benéficos no antienvelhecimento.
O Gluconolactona acuta como um poderoso hidrante melhorando a função da barreira da pele e esfolia reduzindo as células mortas. Também atua como antioxidante e ajudando a desobstruir pontos negros e a deixar a pele mais brilhante e saudável.
Como usar Hidroxiácidos?
Os HA devem ser aplicados na pele depois desta estar limpa e não podem ser aplicados nem nos lábios nem nos olhos (pálpebra e contorno). Depois de aplicados devem ser cumpridas de forma rigorosa as instruções do fabricante.
A frequência do uso depende das necessidades, do ácidos e das concentrações do ácido mas não deverá ser superior a 2x por semana.
Ainda que sejam ácidos testados e que estejam disponíveis para compra de forma fácil, a introdução dos mesmo na tua rotina deve ser acompanhada e personalizada à tua pele.
De qualquer forma, quando os introduzires, é fundamental que testes o produto e a reação da tua pele a ele antes de o aplicares no rosto todo. E.. cuidado com as misturas! Nem todos os ácidos gostam uns dos outros, e só porque a "minha amiga faz" não significa que tu possas fazer, a pele que cada um tem é diferente!

Opmerkingen